Projectos

Núcleo das Dificuldades de Aprendizagem - Dislexia

A Dislexia e uma disfunção cerebral caracterizada por uma dificuldade na

aprendizagem da leitura, resultante de um défice na componente fonológica da linguagem

(perceção da divisão da palavra em sons), assim como, problemas no reconhecimento da

palavra escrita, na sua ortografia e descodificação. Estas dificuldades são acrescidas as

expectáveis por factores cognitivos, de escolaridade ou socioculturais. O diagnóstico de

dislexia só pode ser realizado apos a aquisição da leitura, ou seja, no final do 2º ano de

escolaridade, ainda que se verifiquem sinais de alerta anteriores.

 

Sinais de alerta:

 

  • Dificuldade em associar grafema-fonema
  • Dificuldades na aquisição da leitura
  • Erros ortográficos frequentes e consistentes
  • Resistência a tarefas de leitura e escrita
  • Leitura silabada, pouco fluente e sem respeito pela pontuação
  • Baixa capacidade de memorização
  • Produção de textos desorganizados e sem respeito por pontuação
  • Dificuldade na aquisição de novas competências
  • Dificuldades de atenção


Intervenção:


A UDIJ dispõe de uma Equipa de Intervenção Multidisciplinar que avalia e intervém  de acordo com as necessidades de cada criança.

AS NOSSAS
ESPECIALIDADES
Neuropediatria
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A Neuropediaria é um ramo da pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respectiva intervenção.

 

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspectiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus factores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente.

 

Fazem parte dessas competências a motricidade global, a manipulação, as competências sensoriais, como a visão e a audição, a comunicação e a linguagem, os comportamentos, as competências cognitivas não verbais e verbais, os afectos e as emoções. As perturbações do desenvolvimento incluem, entre outras:

  • as deficiências motoras, como a paralisia cerebral;
  • os défices cognitivos;
  • as perturbações sensoriais, como a surdez ou a cegueira;
  • as perturbações da comunicação, como a perturbação específica da linguagem;
  • as perturbações comportamentais, como a perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
  • as perturbações do espectro do autismo;
  • as perturbações da aprendizagem escolar, como a dislexia.
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Pedopsiquiatria
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A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica relacionada com o estudo, avaliação e tratamento das perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência.

 

A intervenção do médico pedopsiquiatra pode incluir a prescrição de fármacos, psicoterapia, bom como intervenção familiar.

 

A intervenção do pedopsiquiatra previligia um trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos da equipa de forma a dar uma resposta global às necessidades das crianças e jovens.

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Pediatria
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A Pediatria é uma especialidade médica dedicada à criança e ao adolescente nos seus diferentes aspectos, sejam eles preventivos ou curativos

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Psiquiatria
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A Psiquiatria é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.

 

 

Quais as perturbações mentais tratadas pelos médicos Psiquiatras?

 

Depressão

Ansiedade generalizada

Perturbação de pânico

Perturbação obsessivo-compulsiva

Fobias

Demências

Doença Bipolar

Psicoses

Perturbações do sono

Comportamentos aditivos

Perturbações do comportamento alimentar

Perturbações somatoformes

Perturbações de ajustamento

Perturbações da personalidade

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Neuropsicologia
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A dinâmica da Neuropsicologia Clínica traduz-se numa combinação do exame neuropsicológico com a terapêutica assente no princípio dos 3Rs: Reestruturação «-» Reabilitação «-» Reintegração sócio-familiar e profissional.


A Neuropsicologia tem sido, desde há cerca de 60 anos, uma área de grande projecção no campo da psicologia. Enquadra-se no universo das Ciências do Comportamento. Após um percurso longo de debate epistemológico e pesquisa científica, o estudo do binómio encéfalo/comportamento ampliou-se nas faculdades e instituições de saúde em vários países. Em Portugal a Neuropsicologia dá os primeiros passos na década de 70 (séc. XX) com António Damásio no âmbito experimental.
A vertente clínica surge em 1983, com a criação da primeira Unidade de Neuropsicologia Clínica que integrava uma equipa coordenada pelos Prof. Dr. Manuel Domingos. Desde então tem-se verificado uma enorme expansão na Neuropsicologia em Portugal.


A Neuropsicologia pode-se definir como sendo uma especialidade da Psicologia que aborda as relações entre a dinâmica estrutural do encéfalo e o comportamento em situação normal ou patológica. As metodologias têm como suporte a clínica experimental.

 

Em termos de abrangência etária, incide sobre os três grupos: pediátrico, adulto e geriátrico.


É, sem dúvida de importância extrema a resposta que a Neuropsicologia dá, em termos de compreensão, avaliação e reabilitação, nos vários quadros neuropsicopatológicos (afasias, agnosias, demências, entre muitos outros provenientes de lesões várias). Digamos que é de exclusiva competência da Neuropsicologia a intervenção em determinados quadros, nos quais as lesões existentes afectam determinadas áreas do encéfalo e consequentemente se traduzem em alterações ou disfunções cognitivas e/ou operativas significativas. Entre muitos possíveis exemplos, podemos citar o exemplo dos tumores no encéfalo, onde o trabalho do Neuropsicólogo em conjunto com a intervenção do neurocirurgião é de fundamental, no que respeita ao mapeamento do encéfalo, permitindo assim uma remoção mais precisa do tumor, evitando danos irreversíveis em regiões circundantes.


No caso das demências, de sublinhar os objectivos do exame neuropsicólogico:


1. Determinar a tipologia e grau de gravidade das alterações Cognitivo/operativas, comportamentais, da esfera emocional e da personalidade;
2. Estabelecer uma linha de base para esquematizar programas de intervenção (reestruturação/reabilitação);
3. Obtenção de dados que permitam um trabalho de conjunto com elementos do nicho biopsicosocial dos pacientes (perspectiva transclínica);
4. Estimativa do grau de reserva cognitiva.

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Psicologia Educacional
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A Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes.

 

Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua acção não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto.

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Terapia Familiar
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A terapia sistémica familiar e de casal, baseia-se no principio de que os problemas das pessoas são mais bem entendidos se vistos em contexto relacional, e famíliar. Incluí as relações de casal, entre a família nuclear, família alargada (avós, tios..) ou até relações de amizade ou de trabalho.

 

A maioria dos problemas, sintomas e conflitos que motivam uma consulta tem um profundo impacto na família (da qual o indivíduo é uma parte); Também na família podemos encontrar a chave para muitas soluções.

O terapeuta familiar levanta questões acerca de papéis, padrões, regras, objectivos, crenças, e estádios de desenvolvimento, levando-o a optar por trabalhar o indivíduo, o casal ou a família nas suas variantes, visando a alteração de padrões interactivos para que o/s problema/s se possa resolver.


Para que serve então a terapia familiar? Quando surge uma situação de doença, problema emocional, conflito ou rutura, acontece inevitavelmente uma crise a nível individual e familiar. Aparecem novos sentimentos e preocupações, decisões têm que ser tomadas, e as prioridades podem ter que ser alteradas. Este é um período difícil, de desestabilização emocional, em que a coesão e força da família ou casal são postas à prova. A terapia familiar serve para encontrar saídas alternativas àquelas que até aí não foram eficazes.
É frequente o cônjuge ou a família não querer participar, por diversos motivos

.
Não é necessária a presença de toda a família para que esta seja eficaz.

Membros da família que não estejam interessados muitas vezes envolvem-se mais tarde se existir pelo menos um membro da família motivado.

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Terapia da Fala
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O Terapeuta da Fala intervém em todas as situações de patologia da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a etiologia, na criança, no adolescente, no adulto e na pessoa idosa.

 

É um profissional a quem compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e das perturbações associadas. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

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Terapia Ocupacional
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A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.

 

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As atividades são selecionadas de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo.

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Psicomotricidade
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A Psicomotricidade apresenta-se como uma área de conhecimento transdisciplinar, que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre as funções psíquicas e a motricidade.

 

É na motricidade que a vida psíquica, constituída por impulsos, emoções, sentimentos e pensamentos, encontra a sua expressão. Constitui-se como uma resposta adequada às crianças e jovens que, independentemente da sua patologia, poderão aprender melhor através da acção, da manipulação de objectos, da simbolização, de actividades expressivas e do investimento corporal, deixando-as explorar livremente as possibilidades de afirmação dos seus desejos.

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Educação Especial
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A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais.

 

Pressupõe individualização e personalização das estratégias educativas, enquanto método de prossecução do objectivo de promover competências universais que permitam a autonomia e o acesso à condução plena da cidadania por parte de todos.

 

Este apoio especializado visa responder às necessidades educativas especiais dos alunos com dificuldades ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social. O apoio da educação especial pode implicar a adaptação de estratégias, recursos, conteúdos, processos, procedimentos e instrumentos, bem como a utilização de tecnologias de apoio.

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Terapia de Grupo Competências Psicossociais para Crianças e Adolescentes
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As competências sociais são as aptidões necessárias para uma resposta adequada às questões do quotidiano, ou seja, são comportamentos ou pensamentos que permitem ao próprio individuo adaptar-se aos outros e ao contexto social onde está inserido.

 

O termo competência significa que não se trata de uma característica da personalidade, algo de inato, mas de um conjunto de comportamentos que são adquiridos e aprendidos, o que quer dizer que embora algumas pessoas demonstrem maior facilidade na interacção social, as habilidades sociais são treináveis.

 

Crianças e adolescentes cujas competências sociais estão pouco desenvolvidas, revelam baixa auto-estima, problemas de comportamento e dificuldade no relacionamento com os adultos e com os pares.

 

A Terapia em Grupo, permite à criança/adolescente que manifeste exactamente como se comporta socialmente, proporcionando aos técnicos a possibilidade de treinar com ela em contexto natural, uma variedade de estratégias que potenciem uma interacção mais adequada com os outros, nomeadamente no controlo dos impulsos, assim como de evidenciar e desenvolver os seus pontos fortes de forma a aumentar a sua auto estima e confiança. São trabalhadas quatro áreas principais: Comunicação; Relações interpessoais; Autonomia e Motivação.

 

Pais e escola fazem parte integrante deste processo,   portanto investe-se igualmente na comunicação e cooperação com ambos, no sentido de os ajudar com estratégias adequadas e alternativas para gerir eventuais comportamentos menos ajustados da criança/adolescente.

 

Para mais informações, por favor contacte-nos.

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Orientação Escolar e Vocacional
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Consulta de Adoção
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A consulta de adoção é uma consulta especializada na intervenção com famílias adotivas,  que se destina ao apoio e acompanhamento da nova família constituída, visando a consolidação das novas relações familiares.

 

A intervenção consiste na avaliação da qualidade da vinculação das crianças e adolescentes adotados com a família, seguida de acompanhamento psicológico/psicoterapia da criança e aconselhamento psicossocial aos pais adotivos, no sentido de reforçar as suas competências parentais e a construção de uma vinculação segura.

 

Sempre que se avalie ser importante para um melhor desenvolvimento da qualidade das relações familiares e socais das crianças/adolescentes, sugere-se a integração em grupos terapêuticos, para melhor se trabalhar as relações interpessoais, a autoestima, a comunicação e a regulação das emoções.

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Receção/Serviço Administrativo
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