Orientação Escolar e Vocacional
O processo de orientação escolar e vocacional apoia os jovens na tomada de decisões informadas e conscientes.
Baseia-se num trabalho conjunto do psicólogo e de cada jovem que aprofunda o conhecimento de duas grandes áreas:
- O autoconhecimento do jovem, explorando os seus interesses, aptidões, motivações, valores e outros domínios da personalidade que podem influenciar a tomada de decisão, como seja, por exemplo, o autoconceito ou a capacidade em si mesmo para tomar decisões;
- O conhecimento do mundo que o rodeia, incluindo:
- Exploração de percursos formativos;
- Procura de informação mais vasta acerca das opções que se podem fazer;
- Pesquisa e melhor conhecimento direto e indireto de profissões, procurando desenvolver uma perspetiva mais realista e informada acerca destas, suas áreas de saber, perfil de funções dos profissionais, contextos laborais, empregabilidade, entre outros aspetos.
O processo de orientação escolar e vocacional procura também dotar os jovens de estratégias e competências de tomadas de decisão que possam implementar no futuro, no decorrer do seu percurso escolar e profissional, diminuindo assim a probabilidade de erros de escolha em cada uma das fases particulares de decisão em que se encontrem.
9º ano, 12º ano e sempre que necessário
No sistema de ensino português, os dois momentos principais em que os estudantes são convidados a fazer escolhas relativamente ao percurso escolar são:
- No final do 9º do ensino básico, quando têm de decidir por um dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário vocacionados para seguir estudos de nível superior ou por outra via de ensino. Nesta altura, os estudantes têm, na maioria dos casos, 14/15 anos de idade;
- No final do 12º ano do ensino secundário, quando têm de escolher o curso superior ou uma via profissionalizante que desejam e as melhores alternativas para as suas preferências e qualificações. Têm, na maioria dos casos, 17/18 anos de idade.
Os anos escolares correspondentes ao 9º e ao 12º ano são assim os períodos por excelência para se realizarem processos de orientação escolar e vocacional.
Contudo, o processo de orientação escolar e vocacional pode também ser realizado em qualquer outro momento do percurso, sempre que surjam dúvidas ao nível do ensino secundário ou mesmo após a sua conclusão.