Coordenação Óculomanual

Também chamada de coordenação visuomotora, a coordenação óculomanual permite o controlo do movimento da mão, com referências visuais.

É uma competência que se desenvolve logo desde muito cedo, quando o bebé agarra e manipula os objetos que observa no seu campo de visão.

Ao longo do tempo, esta capacidade permite à criança uma boa performance no grafismo de desenhos, e mais tarde das letras e números.

Embora sendo uma atividade cognitiva complexa, a coordenação óculo-manual está, de alguma forma, presente na grande maioria das nossas atividades quotidianas. Se não, vejamos: digitar um texto no teclado do computador, apanhar uma bola lançada ao ar, utilização eficiente dos talheres, atar os atacadores, conduzir um automóvel, etc.

Devido à importância dada pela Escola às tarefas de grafismo e escrita, não é de admirar que sejam muitas vezes os Educadores/Professores a observar os primeiros sinais de alerta face a dificuldades na coordenação óculomanual.

As dificuldades da coordenação óculomanual sujem com frequência, mesmo quando se encontram íntegras as capacidades visuais e de controlo motor global. Na maioria das situações, o défice está no mecanismo que permite que estes dois sistemas (visual e motor) operem em conjunto.

A avaliação e intervenção em Psicomotricidade permite ir de encontro às causas destas dificuldades, por forma a estimular a origem das mesmas, e assim potencializar o desenvolvimento.

São inúmeras as atividades que permitem desenvolver a coordenação óculomanual. Mas atenção, que nem sempre mais é melhor, pelo que na dúvida pergunte ao Psicomotricista. Ele saberá aconselhar acerca da melhor forma de melhorar esta competência.